A Câmara de Leiria aprovou, na terça-feira, o concurso para requalificar a rua da Bajouca, que liga o centro de Monte Redondo à rotunda de acesso à A17 e irá servir o parque industrial daquela freguesia.
A empreitada, que abrange quase dois quilómetros, está orçada em 1,1 milhões de euros e deverá ser realizada em 18 meses.
Constituída por quase dois quilómetros de extensão, a via “será intervencionada ao nível das infraestruturas enterradas e da pavimentação”, adiantou o Município.
Os custos da empreitada serão divididos entre o Município de Leiria e os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Leiria, que suportará quase 12% do total da despesa.
Conservação e requalificação de outras estradas do concelho
Ainda na reunião de Câmara, foram aprovados projetos de execução e a abertura dos concursos para trabalhos de manutenção e conservação de vias municipais, bem como para a “requalificação e beneficiação de diversos arruamentos”, num investimento total de cerca de 3,2 milhões de euros.
Em nota enviada às redações, o Município explica que está previsto um investimento de 2 milhões de euros na primeira intervenção,
Para a primeira empreitada, o Município prevê um custo estimado de dois milhões de euros, que engloba a intervenção em cerca de 208 km de estrada, em praticamente todas as freguesias do concelho. Esta empreitada, adianta a autarquia, deverá durar três anos.
Já os trabalhos de requalificação, que representam um investimento a rondar 1,2 milhões e prazo de execução de 240 dias, abrangem sete freguesias e uniões de freguesias: Amor. Bajouca, Coimbrão, Monte Real e Carvide, Monte Redondo e Carreira, Regueira de Pontes, Souto da Carpalhosa e Ortigosa.
Estão ainda em curso procedimentos para “alargar os trabalhos ao restante município”, lê-se no mesmo comunicado.
Estas intervenções surgem no seguimento das empreitadas realizadas em 2020 e 2021, em mais de 200 vias e arruamentos, em 17 das 18 freguesias do concelho de Leiria.