Sete associações do concelho da Batalha vão beneficiar de um total de 10.500 euros em apoios para incentivar a “retoma da atividade artística e musical”.
A medida foi hoje anunciada pelo município local que revelou ter criado um programa com a finalidade de incentivar o regresso à atividade das associações que se dedicam à atividade cultural.
Na prática, os apoios de 10.500 euros são distribuídos por sete associações, e inserem-se num programa designado por “Tradição Musical”.
Criado com “o intuito de mitigar os impactos da crise pandémica que se fizeram sentir com particular evidência no setor cultural”, o programa contempla um apoio “financeiro anual, até ao limite de 1.500 euros por cada associação beneficiária”, refere nota de imprensa da autarquia.
Como contrapartida, explica a Câmara da Batalha, “as associações terão de realizar até três atuações por ano, representando a autarquia e tradições etnomusicais deste território, quer no concelho quer noutras regiões do país, com os encargos do transporte a serem assumidos pelo município”.
O novo programa, que a autarquia adianta não ter natureza concursal, contempla as áreas artísticas da “música tradicional” e “folclore, bem como os géneros que provenham de recolhas etnográficas do concelho”.
Raul Castro, presidente da Câmara da Batalha, refere, citado numa nota de imprensa, que o programa “Tradição Musical representa um relevante estímulo do município em prol do trabalho destas associações na área musical, mas também na preservação e difusão da cultura do concelho”.