Três anos depois da última edição, em tempo de pós-pandemia, e também pela primeira vez desde a requalificação do Castelo de Ourém, a Via-Sacra ao Vivo regressa à vila medieval, no próximo dia 15, sexta-feira santa.
Via-Sacra é um termo redutor, já que o momento inclui “cenas da vida de Cristo, via-sacra e procissão do enterro”, explica o encenador Mário Catarino.
A edição de 2022 apresenta várias novidades, entre as quais um novo Cristo. Anacleto Gonçalves irá representar o papel principal nesta recriação ao vivo, deixando para trás o papel de Judas que interpretou nos últimos seis anos.
O ator de 44 anos participa na Via-Sacra há 18 anos e aceitou o desafio porque “é um papel forte” e “exigente”, afirma.
Há quatro semanas que o grupo de uma centena de pessoas, atores e figurantes, ensaia à sexta-feira à noite, nos espaços onde a recriação se vai desenrolar, desde a entrada nas Portas de Santarém à crucifixão, no Terreiro do Paço, no Castelo. Anacleto Gonçalves junta-lhes ainda três meses sem cortar a barba para ficar com maiores semelhanças com Jesus.
Sabe que o momento mais difícil e também o mais tocante, a nível pessoal, vai ser “o encontro com a Mãe”, além do da cruz. Destes momentos recriados, Anacleto espera que quem assista possa reconhecer um Cristo sofredor.
Há pormenores e detalhes novos que se encontram logo no início nesta Via-Sacra. “Vamos ter as músicas que habitualmente eram cantadas à capella acompanhadas por instrumental”. A banda da Sociedade Filarmónica Ouriense entra em cena só a partir do encontro de Jesus com a Virgem Maria, onde começa “a verdadeira via-sacra”, e fará a procissão do enterro, completa Mário Catarino.
Sendo um evento que atrai um elevado número de pessoas, a Câmara Municipal de Ourém oferece um serviço de transfer gratuito que transporta os interessados desde a cidade até ao Centro Histórico de Ourém.
Este evento é uma organização do Município de Ourém, Paróquia de Nª Sr.ª das Misericórdias e Junta de Freguesia de Nª Sr.ª das Misericórdias e conta com as participações da Sociedade Filarmónica Ouriense, Pousada Conde de Ourém, Bombeiros Voluntários de Ourém, Forças de Segurança Pública, Agrupamento de Escuteiros das Misericórdias, entre outros parceiros.