A chuva das últimas semanas foi insuficiente para esbater a situação de seca meteorológica na região.
A região de Leiria, bem assim todo o território continental nacional, persistem em situação de seca, embora em diferentes graus. Por cá, no distrito, persiste uma situação de seca moderada, à semelhança de 81,9% do continente.
Os dados são revelados pelo mais recente boletim de monitorização da seca meteorológica, hoje divulgado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera. O documento faz o ponto de situação a dia 15 de abril.
“O valor médio da quantidade de precipitação, em Portugal continental, até dia 15 de abril, 29.6 mm é inferior ao valor médio mensal correspondendo a 38 %”, adianta o relatório.
Aliás, o valor “de precipitação acumulado desde o início do ano hidrológico é muito inferior ao valor médio 1971-2000 e até 15 de abril apresenta um défice de -353 mm, sendo o terceiro mais baixo dos anos de seca considerados”, reforça o IPMA.
No continente português, impera a seca moderada, mas registam-se manchas de seca severa em locais de Trás-os-Montes, Alentejo e Ribatejo. A seca fraca apenas se regista em 0,2% do território.
Numa antevisão dos próximos dias, o instituto, baseado na previsão do Centro Europeu de Previsão do Tempo a Médio Prazo, adianta que esta semana será “predominada por tempo mais chuvoso e frio que o normal para a época”. A semana seguinte, de 25 abril a 1 de maio “será ligeiramente mais chuvosa e fresca que o normal, no entanto com anomalias pouco significativas”.
Com estas previsões “será provável a continuação da seca meteorológica no final de abril em grande parte do território, no entanto com provável diminuição da sua intensidade”, refere o IPMA.