O festival Extramuralhas está de regresso a Leiria após dois anos de interrupção, estando a 11ª edição confirmada para os dias 25, 26 e 27 de agosto, anunciou hoje a associação Fade In.
A programação vai repartir-se pelo Jardim Luís de Camões, Teatro José Lúcio da Silva, Stereogun e também volta ao Castelo de Leiria, de onde saiu durante o período de reabilitação do monumento.
O regresso do festival de música gótica e independente havia sido avançado pela vereadora da Cultura, Anabela Graça, tendo agora sido reveladas as datas e locais da realização.
Segundo a Fade In, a realização do festival implicou bastante ponderação:
“Após dois anos de ausência forçada devido às restrições da pandemia, tínhamos muita vontade de voltar, mas ainda pairava em nós algum medo. Um receio que nos tirava aquela confiança e energia que são tão necessárias para erguer cada um destes eventos que se tornam memoráveis nas nossas vidas”, lê-se numa nota hoje partilhada pela organização no Facebook.
Para complicar, quando a pandemia parecia estar a perder força, veio a guerra na Ucrânia, “e com ela mais receios”.
“Perante a monstruosidade da hedionda invasão da Rússia à Ucrânia, nada do que possamos anunciar ou fazer tem, verdadeiramente, importância. Todavia, estamos vivos. E isso, no mundo esquizofrénico e vil de hoje, é um bem precioso. Tão precioso que faz sentido honrá-lo e celebrá-lo, agora mais que nunca, com o empenho, a dedicação, a dádiva, o respeito e a ética de sempre. E, claro, com a discrição, serenidade e a consciência que o momento exige…”, conclui a Fade In.