Se dúvidas houvesse sobre o quanto os atletas querem marcar presença na Festa do Basquetebol Juvenil (FBJ), em Albufeira, no distrito de Faro, elas dissiparam-se com o prolongar do primeiro dia do evento.
Após uma longa viagem entre a estação ferroviária de Pombal e o sul do país, a comitiva seguiu para a habitual cerimónia de abertura das FBJ, ao final do dia de ontem, sábado.
As seleções das 18 associações distritais participantes desfilaram a partir do centro da cidade de Albufeira até chegarem à Praça dos Pescadores.
Foi aí que tiveram oportunidade de conhecer e ouvir os representantes das diversas entidades envolvidas na organização das FBJ.
Entre os discursos, destaca-se o do presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol (FBJ) que classificou aquele momento como mágico, após dois anos de interregno do evento por causa da pandemia.

Manuel Fernandes deixou uma “saudação especial” aos pais e encarregados de educação ali presentes que “suportam e dão um grande apoio aos filhos”.
O dirigente reservou ainda um espaço na sua intervenção para deixar uma mensagem aos atletas: “Jogadores e jogadoras, é um privilégio para vocês, tantos e tantas que gostavam de estar aqui e de representar a sua seleção e não podem porque outros mais aptos foram escolhidos, que foram vocês”.
Já a terminar, sublinhou que todos os jovens “estão convocados para saírem daqui com novas amizades, novos amigos e novas amigas, mas também para jogar com entusiasmo, paixão, e lutar pela vitória sempre com fairplay e espírito de equipa”.





Após a cerimónia, todas as equipas se deslocaram às duas cantinas escolares onde, ao longo do evento, serão servidos os almoços e jantares. Por fim, chegou o merecido descanso e os atletas preparam-se para a entrada em campo.
Primeiros jogos são decisivos para definir futuro na competição
Este domingo, dia 10, arranca o primeiro dia de competição em Albufeira e as quatro seleções distritais de Leiria vão estar duas vezes em campo cada uma.
O objetivo? Vencer todos os jogos para garantir a manutenção na divisão B e, eventualmente, partir para a disputa à subida para a divisão A.
A seleção sub-14 masculina é uma das primeiras a entrar em campo, às 10h20, contra o Alentejo, no pavilhão Escola EB23 Profª Diamantina Negrão. A equipa regressa àquele pavilhão às 18h20 para jogar com Viana do Castelo.
Também às 10h20, a seleção sub-16 feminina disputa a bola com o Alentejo, no pavilhão da escola Secundária de Albufeira. Às 18h20 enfrentam Bragança, no mesmo campo.
A seleção sub-14 feminina estreia-se em campo às 11h40, com Coimbra, no pavilhão Dr. Francisco Cabrita. As duas equipas voltam a encontrar-se às 15h40, para a segunda volta, com encontro marcado no mesmo pavilhão.
Por fim, a seleção sub-16 masculina defronta a Guarda, às 11h40, no pavilhão desportivo dos Olhos de Água. No mesmo local, a equipa encontra-se com o Alentejo, às 19h40.
O REGIÃO DE LEIRIA está a acompanhar o evento em permanência a convite da Federação Portuguesa de Basquetebol e da Associação de Basquetebol de Leiria. Siga os desenvolvimentos no site do nosso jornal, em www.regiaodeleiria.pt.