Ivan Santos conta com nove anos de dedicação ao basquetebol, todos eles a entrar em campo pelo Clube Stella Maris Peniche. Hoje olha para os jogos de uma perspetiva diferente, ao integrar a equipa de árbitros da Festa do Basquetebol Juvenil, em Albufeira (Faro).
“Comecei a jogar porque era um miúdo muito irrequieto, em casa estava sempre a subir e a descer prateleiras e o sofá, corria, então o meu médico disse que eu devia arranjar um desporto”, explica o jovem de 17 anos.
A escolha da modalidade foi um processo fácil: “Em bebé nunca chutava a bola, sempre a agarrei com as mãos e mandava-a”, acrescenta.
Natural de Peniche, Ivan Santos gostou tanto da experiência que permaneceu no clube até hoje. Os seus 1,94 metros de altura também poderão ter ajudado a alimentar o ‘bichinho’ do basquetebol.
A experiência em campo acabou por despertar uma nova curiosidade no atleta que, aos 12 anos, quis experimentar ‘o outro lado’ do jogo e avançar para a posição de árbitro.
“Queria saber o que sentiam na pele ao ouvir o que os jogadores diziam e reclamavam”, conta ao REGIÃO DE LEIRIA.
Como só podia integrar o curso de árbitro a partir dos 16 anos, foi nessa altura que Ivan Santos concluiu o nível I.
Um ano após a conquista do diploma, faz parte da equipa de árbitros da Associação de Basquetebol de Leiria (ABLeiria) presentes na FBJ.
“Estou a gostar muito da experiência porque é uma semana só de basquetebol e como é o meu desporto favorito e das coisas que gosto mais de fazer está a ser muito interessante”, completa.
O REGIÃO DE LEIRIA está a acompanhar a FBJ, que decorre até dia 14 em Albufeira, a convite da Federação Portuguesa de Basquetebol e da ABLeiria. Siga os desenvolvimentos no site do nosso jornal, em www.regiaodeleiria.pt.