São 25 anos de festival (e mais uns quantos de jazz em Valado dos Frades) que é preciso celebrar em grande em 2022. Por isso, a Biblioteca de Instrução e Recreio preparou para este ano uma edição expandida do Jazz Valado, com primeira parte da programação dividida pelo Cine-Teatro da Nazaré – o “Nazaré Sessions” – e outra em que os arraiais vão assentar no Valado dos Frades, com concertos na Sala do Clube Valadense. Pelo meio a música chega às ruas das duas vilas.
Para abrir em grande, foi convocada a Big Band do Município da Nazaré, que este sábado, dia 30, terá uma convidada bem especial: Lena d’Água, a viver uma feliz reencarnação artística, canta com a banda no Cine-Teatro da Nazaré, com direção de Adelino Mota, histórico responsável pela programação do festival.
Logo no domingo, 1 de maio, há Arraial Jazz, com DixieNaza Jazz e Xara’s Dixie na praça 25 de Abril,
no Valado, às 16h30, com entrada livre.
No fim de semana seguinte, dois outros grandes nomes da música nacional sobem ao palco do Cine-Teatro: Mário Laginha convida Maria João para um reencontro muito especial na Nazaré.
E ainda pela Nazaré, a DixieNaza Jazz Band toca na Marginal a 15 de maio, pelas 15 horas.
Entre 19 e 28 de maio, o Valado acolhe sete concertos, escolhidos com a habitual arte de Adelino Mota, propondo a descoberta de promissores novos talentos nacionais e a descoberta de projetos originais, repletos de “pesos-pesados” do panorama jazzístico português.
Consulte to programa completo aqui.