A reconversão da Villa Portela em centro de artes vai arrancar na terça-feira, dia 26 de abril, anunciou hoje o município de Leiria.
O chalet construído nos finais do século XIX vai receber obras de reabilitação, requalificação, restauro e conservação para permitir a instalação do Centro de Artes Villa Portela, uma intervenção que vai custar 2.869 milhões de euros e desenvolvendo-se ao longo de um ano e meio.
Os trabalhos, avança a Câmara de Leiria, compreendem a transformação e adaptação dos espaços exteriores e a recuperação de todo o edificado tendo em vista a utilização enquanto equipamento público cultural. No total, são cerca de dois mil metros quadrados de área de implantação de edifício e 17 mil metros quadrados de zona verde e jardim.
O projeto prevê a criação de áreas expositivas, áreas técnicas, biblioteca e sala de leitura e cafetaria no edifício principal. Nos restantes vão ser instaladas zonas de produção, oficinas e salas polivalentes.
Nos jardins será criado um espaço para eventos, auditório ao ar livre e zona para público infantojuvenil.
A Villa Portela, Monumento de Interesse Municipal, passou para a esfera municipal em 2017, no âmbito de um acordo com o proprietário, Ricardo Charters d’Azevedo.