O Teatro José Lúcio da Silva (TJLS), em Leiria, está entre as 38 entidades vencedoras da primeira edição do Concurso de Apoio à Programação da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses e vai ser financiado em 800 mil euros.
O valor será distribuído em montantes iguais pelos anos 2022, 2023, 2024 e 2025, ou seja, em 200 mil euros anuais.
O TJLS foi um dos 61 concorrentes àquele apoio do Estado que tem como “objetivo principal promover uma oferta cultural regular e contínua em todo o território”. Do total de projetos concorrentes, foram excluídos quatro em fase de verificação, pelo que a comissão apreciou um total de 57.
A candidatura apresentada por Leiria contemplava “um plano de programação arrojado e impactante para o território”, com conteúdos artísticos que “contribuem para um pensamento disruptivo que será crítico na nossa comunidade”, referiu José Pires. O diretor do TJLS adiantou ainda que “algumas das dinâmicas artísticas serão apresentadas fora de portas, em espaço público, portanto, em plena comunhão com a cidade”.
Com este financiamento a equipa do TJLS ganha “mais alento” para continuar a trabalhar, acrescentou José Pires, “pois é uma candidatura totalmente made in TJLS, desenhada pela pequena – grande equipa do TJLS – que em período de grande azáfama de trabalho nas três salas, preparação do Leiria Cidade Natal, conseguiu este feito”.
Após a comunicação dos resultados do concurso, que aconteceu ontem, 12 de abril, decorre agora um período de 10 dias úteis para audiência de interessados.