A 4ª edição dos prémios “Healthy Workplaces – Locais de trabalho saudáveis 2022”, atribuídos pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), premiou três empresas da região de Leiria e distinguiu ainda outras duas pelas suas “práticas de gestão promotoras de segurança, bem-estar e saúde no local de trabalho”.
Entre as “Médias organizações”, foram premiadas a Respol (2º lugar) e a Cartonarte (3º). No caso das “Micro e pequenas organizações”, foi galardoada a Polidiagnóstico Empresas (2º). Por sua vez, a KhushiMinds/Friends2Talk e a Pombal Prof/ETAP foram reconhecidas com um selo pela OPP, que organiza a eleição em parceria com a Autoridade para as Condições do Trabalho e a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho.
Para o fundador do grupo Respol, Manuel Costa, “mais do que um prémio”, trata-se de “um estímulo para continuar a promover o bem-estar, a saúde e segurança”. “O clima de proximidade e o ambiente familiar resulta em vantagens, tanto para a saúde física e mental dos colaboradores, como para a empresa. Queremos proporcionar um ambiente saudável que lhes permita ver o trabalho como uma fase alegre da sua vida. É uma política que faz parte do ADN da Respol. O prémio é de todos: empresa e colaboradores”, adianta Manuel Costa.
No caso da Cartonarte, o galardão, atribuído na quarta-feira, dia 6, em Lisboa, “vem reconhecer o foco que tem colocado nos recursos humanos, não apenas no âmbito profissional como também no pessoal, oferecendo aos colaboradores e respetivas famílias um conjunto de benefícios diferenciadores”.
A este aspeto, “soma-se uma constante preocupação com a melhoria das condições de trabalho e de segurança”, refere o diretor-geral da Cartonarte, César Santos, destacando que “é o corolário de um longo percurso” e que a empresa pretende “continuar o investimento em locais de trabalho seguros e saudáveis”.
Para o grupo Beatriz Godinho Saúde, que detém a Polidiagnóstico Empresas, trata-se de “um prémio que reforça” a sua “motivação e que partilha com toda a equipa do grupo, parceiros e clientes”, como refere numa nota na Internet sobre o prémio, em que participaram 85 organizações nacionais.