Durante os últimos meses, a convite do Museu Escolar de Marrazes (MEM), o fotógrafo Nuno André Ferreira percorreu 26 escolas do território da Rede Cultura 2027 para fazer um retrato da pandemia nos estabelecimentos de ensino. O projeto chama-se “Escolas em pandemia” e foi contemplado com o apoio da Rede Portuguesa de Museus no âmbito do programa ProMuseus. O resultado é revelado publicamente no domingo, dia 15 de maio, numa exposição em espaço público no Largo Goa Damão e Diu (Fonte Luminosa), a inaugurar às 15 horas, integrado na comemoração dos 25 anos do MEM.
Neste trabalho fotográfico, Nuno André Ferreira registou as alterações que a pandemia provocou nas escolas, como a sinalética, as máscaras, os acrílicos, mas também a perturbação nas relações interpessoais.
De cada escola foram selecionadas duas imagens. Em Leiria, o fotógrafo acompanhou o dia-a-dia na Escola do 1º Ciclo dos Marrazes. A exposição fica patente até 6 de junho e, segundo informação do MEM, pretende-se que circule depois pelos municípios da Rede Cultura.
O MEM assinalará o 25º aniversário em sessão especial no dia 21 de maio, no auditório da Filarmónica dos Marrazes, a partir das 18 horas.