Como pode cada um de nós apoiar refugiados da melhor forma e contribuir para uma sociedade mais inclusiva e unida? Esta é a pergunta que dá o mote à sessão que a associação InPulsar promove este sábado, dia 21, em Leiria, em parceria com a ComUnidade, uma iniciativa do Conselho Português para os Refugiados.
Contribuir para a criação de comunidade acolhedoras e inclusivas, fornecer informações e perceções fundamentais sobre a situação atual dos refugiados e requerentes de asilo, apresentar desafios e soluções, disponibilizar ferramentas para o planeamento e desenvolvimento de iniciativas de patrocínio comunitário são alguns dos objetivos da sessão que acontece às 10h30, na Livraria Arquivo.
A atividade “Comunidades unidas para acolher refugiados” pretende ainda “mobilizar o apoio da comunidade para os refugiados e para a sua inclusão na comunidade local”, aumentar as parcerias e colaborações, através da criação de redes, bem como “desenvolver conhecimentos, competências e ferramentas” para a inclusão, lê-se em comunicado.
Esta ação está inserida no programa de capacitação da InPulsar, através do projeto “Aqui Mundos”, uma resposta de autonomia supervisionada para crianças e jovens refugiados.
A participação na sessão é gratuita, mas carece de inscrição através do preenchimento de um formulário.