Conquistada hoje, há uma medalha de ouro acrescentada no palmarés da judoca Joana Santos, atleta com ligações familiares à região de Leiria.
A participar nos Jogos Surdolímpicos Caxias do Sul 2021, no Brasil, a atleta do Judo Clube Algarve venceu a medalha de ouro na categoria -57 kg. Após a conquista do Campeonato do Mundo em novembro (nesta vertente da modalidade), a atleta portuguesa sagra-se campeã surdolímpica.
Joana Santos estreou-se com uma vitória, por ‘ippon’, sobre Evelina Yagemberdiyeya, com quem já tinha combatido no Mundial, judoca do Cazaquistão. Desta forma, assegurou o acesso à final da categoria, ao derrotar a venezuelana Mayerlyn Rodriguez, novamente por ‘ippon’. Na reedição da final do Mundial, Joana Santos voltou a superar a coreana H. Lee, conquistando a Medalha de Ouro e sagrando-se campeã surdolímpica, adianta nota da Federação Portuguesa de Judo.
Recorde-se que a judoca foi a porta-estandarte portuguesa na cerimónia de abertura dos Jogos Surdolímpicos no último sábado. E hoje, somou a essa participação simbólica, uma muito concreta vitória que vale ouro.
“Estamos muito satisfeitos. Era uma conquista muito desejada, queríamos muito repetir o resultado de 2021, trazer para Portugal o título de Campeã do Mundo”, comentou Júlio Marcelino, treinador de Joana Santos, citado na nota da federação.