O nome ainda não foi revelado mas há um novo recorde do Guinness para a maior onda surfada, feito alcançado, mais uma vez, na Praia do Nort. O anúncio vai ser feito na próxima terça-feira, dia 24, no Forte de S. Miguel Arcanjo, na Nazaré.
Por enquanto a World Surf League, organizadora dos Red Bull Big Wave, ainda não revelou quem é o detentor desta nova marca, mas são vários os candidatos ao recorde, depois de uma temporada de ondas gigantes com muitas prestações.
O surfista brasileiro Lucas Chumbo, que dominou as duas provas realizadas na Praia do Norte no inverno, é um dos favoritos. Também a brasileira Maya Gabeira, que detém o recorde de maior onda surfada por uma mulher, com o tamanho de 22,40 metros, ou a francesa Justine Dupont podem ser as escolhidas.
Esta será a quarta vez que o recorde mundial para a maior onda surfada é batido na Praia do Norte. Garrett McNamara, o pioneiro das ondas gigantes na vila piscatória, foi o primeiro, depois de descer uma onda avaliada com 23,77 metros de altura, a 1 de novembro de 2011. Em 2017, o brasileiro Rodrigo Koxa elevou a fasquia para os 24,38 metros.
O novo recordista é, normalmente, também o vencedor da categoria da maior onda surfada da temporada nos Red Bull Big Wave Awards e é espectável que o novo recorde se aproxime dos 30 metros.
A cerimónia de atribuição de um novo Guinness World Record para a maior onda alguma vez surfada acontece na terça-feira, dia 24, às 12 horas, no forte de S. Miguel Arcanjo, na Nazaré.