Foi alargado até 20 de maio o prazo de pré-inscrição para o concurso de Matemática “Pedro Matos”, dinamizado pelo Politécnico de Leiria. Esta é a 14.ª edição do prémio e tem por tema “Matemática: e se a tirarmos da equação?”.
O objetivo é “desafiar estudantes e professores a refletirem sobre o indiscutível impacto da Matemática na humanidade e a sua importância na atualidade”, refere a organização na página online do concurso. São aceites trabalhos que envolvam tópicos como as pandemias/epidemias, eleições, alterações climáticas, demografia e migrações, competições desportivas, indústria 5.0 e cibersegurança.
O prémio destina-se a estudantes do Ensino Secundário e do 3.º ciclo do Ensino Básico que podem candidatar-se individualmente ou em grupo (máximo de três estudantes). Os trabalhos coletivos podem integrar um professor a quem caberá o papel de orientador.
A iniciativa reparte-se pelo “Prémio Pedro Matos”, destinado a alunos do ensino secundário, e pelo “Pedro Matos Júnior”, dirigido ao 3.º ciclo do ensino básico. O valor a atribuir aos melhores classificados é de 500 euros para o primeiro lugar, 300 euros para o segundo e 200 euros para o terceiro. Haverá ainda uma gratificação para o professor orientador de cada grupo vencedor.
A designação do prémio é uma homenagem ao professor e investigador da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria, Pedro Manuel Amado Roque de Matos, natural de Alqueidão da Serra, concelho de Porto de Mós, que faleceu em 2005.
O concurso pretende não só fomentar a criatividade e o interesse pela Matemática e suas aplicações, como também descobrir novos talentos neste domínio do saber.