O festival de tunas mistas da Tum’Acanénica está de volta para a 23ª edição, que traz duas noites de música e cultura académica a Leiria. A Real FesTA – Festival de Tunas Académicas a D. Dinis, o Trovador, tem este ano como tema “Música de intervenção” e a Tuna Mista da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria preparou dois momentos principais, agendados para os dias 6 e 7 de maio.
Primeiro, sexta-feira, às 21h30 há noite de serenata na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira.
Depois, no sábado, a partir das 21 horas, tem lugar o concurso no Teatro José Lúcio da Silva, com quatro tunas: desde logo, a vencedora da última edição, a Tuna Económicas – Tuna Académica do Instituto Superior de Economia e Gestão, a que se juntam a TEL – Tuna de Enfermagem de Lisboa, Real Tuna Infantina (Tuna Académica Mista da Universidade do Algarve) e escstunis (Tuna Académica da Escola Superior de Comunicação Social). Extraconcurso vão atuar a Tomalá Tuna (Tuna Mista da Escola Superior Artes e Design das Caldas da Rainha) na noite de serenatas e a Augustuna (Tuna Académica da Universidade do Minho), na noite de sábado.
A Tum’Acanénica promete surpreender o público com a apresentação de um alinhamento diferente do esperado, com participação especial da Filarmónica Recreativa Amierinhense e da Associação
Filarmónica Bidoeirense.