Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Sociedade

Tempo quente coloca concelhos da região de Leiria em risco máximo de incêndio

Há ainda previsão de poeiras do norte de África, em níveis médios e altos da troposfera entre sexta-feira e sábado, com possibilidade de redução de visibilidade

IPMA aumento gradual de temperatura entre hoje e sábado na generalidade do território nacional

O risco de incêndio vai subir nos próximos dias em vários concelhos da região de Leiria, atingindo no sábado níveis máximos.

Será o caso dos municípios de Alvaiázere, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Marinha Grande, Ourém e Pedrógão Grande, onde as temperaturas poderão ultrapassar os 33ºC.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou ainda para sábado os concelhos de Ansião, Leiria, Pombal e Porto de Mós em risco muito elevado de incêndios, e Alcobaça e Caldas da Rainha em risco elevado.

Entretanto hoje, quinta-feira, e amanhã, Alvaiázere, Batalha, Figueiró dos Vinhos, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós correm risco elevado. Os restantes concelhos estão identificados com risco moderado, excetuando Peniche onde o risco é reduzido.

Na região como no resto do país, o risco de incêndio vai manter-se elevado pelo menos até segunda-feira devido à previsão de tempo quente.

Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, sendo os cálculos obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Em comunicado, o Instituto adianta que o estado do tempo nos próximos dias será condicionado por uma massa de ar quente associada a uma corrente de sul, resultando num aumento gradual de temperatura entre hoje e sábado.

“Nesta circulação ocorrerá também o transporte de poeiras do norte de África, em níveis médios e altos da troposfera, que deverá afetar o território nos dias 20 e 21 [sexta-feira e sábado], com possibilidade de redução de visibilidade”, adverte o IPMA.

Sábado será, segundo o IPMA, o dia mais quente com temperaturas a variar entre os 25 e os 35 graus Celsius na generalidade do território e pontualmente poderão atingir-se valores de 35 a 38 graus nas regiões dos vales do Guadiana, Tejo e do Douro.

De acordo com o IPMA, estes valores da temperatura estão acima do normal para esta época do ano na ordem dos 3 a 10 graus.

No que diz respeito às temperaturas mínimas, vão manter-se elevadas nas regiões do Sul e do interior Norte e Centro na ordem dos 18 aos 21 graus.

O IPMA adianta também que devido à aproximação de uma depressão à Península Ibérica a partir de sábado, há condições para instabilidade, em especial nas regiões do Norte e Centro, com a possibilidade de ocorrência de aguaceiros, por vezes acompanhados de trovoada, e que em alguns locais poderá ser trovoada seca.

Para domingo, a previsão aponta para uma descida significativa da temperatura máxima.

Com Lusa

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados