“Causa (in)visíveis: a violência contra as mulheres” é o tema da mesa-redonda que acontece esta sexta-feira, dia 24, na Casa-Museu João Soares, pelas 18 horas.
Liliana Cruz, Samuel Rama, Sofia Branco e Susana Pereira são os oradores convidados nesta sessão moderada por Vânia Carvalho, que parte das problemáticas presentes na exposição “Cartazes Indianos” – patente no mesmo local – e pretende refletir sobre a condição feminina, em particular acerca da luta contra a violência sobre as mulheres.
Antes da iniciativa, está prevista uma visita guiada à exposição, pelas 17 horas.
“Cartazes Indianos”, que está patente na Casa-Museu João Soares até ao próximo dia 26, integra 54 cartazes da coleção do Museu do Oriente e procura “contribuir para o conhecimento e divulgação da história visual popular da Índia, assim como para uma visão mais alargada destes objetos nos seus múltiplos usos e funções”. Ou seja, “não apenas enquanto objetos de devoção e de culto, mas também como instrumentos para a afirmação de poder e para a definição de papéis sociais de género, como o da mulher”, lê-se na sinopse da exposição.