A partir desta quarta-feira, dia 8, as entidades interessadas já se podem inscrever no programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”, promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
O programa é dirigido a entidades de diversas tipologias, nomeadamente autarquias, estabelecimentos públicos e privados de ensino que cumpram a legislação de voluntariado, entidades constantes do Registo Nacional das Organizações Não-Governamentais de Ambiente e equiparadas, do Registo das Organizações de Produtores Florestais e do Registo Nacional do Associativismo Jovem.
Os objetivos deste programa passam pela promoção de práticas de voluntariado juvenil no âmbito da preservação da natureza; sensibilização da população para temas relacionados com o ambiente; prevenção contra incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental; promoção da qualidade das atividades de voluntariado e aquisição de competências por parte dos voluntários.
A fase para apresentação de candidaturas termina em novembro. Após a aprovação dos projetos, os/as jovens, com idade compreendida entre os 14 os 30 anos e condições para o exercício de voluntariado, podem inscrever-se nos programas da IPDJ, lê-se em comunicado do Instituto.