A criatividade dos alunos do 3º ano do curso de Design Industrial, da Escola Superior de Artes e Design (ESAD) das Caldas da Rainha, foi colocada à prova durante este ano letivo no workshop “Exploração da Materialidade Tetra Pak”.
Através da campanha “Giro das Embalagens”, os estudantes foram desafiados a desenhar e criar produtos utilitários, tendo como matéria-prima as embalagens de cartão para alimentos líquidos da Tetra Pak, que são constituídas por papel e finas películas de plástico e alumínio.
O resultado foram peças de roupa, jogos, brinquedos, joias, acessórios e, até, folhas coloridas para embalagens de legumes e fruta.
Incentivar à reflexão sobre o “valor” de uma embalagem deste tipo e o seu potencial de circularidade, “desde a fase em que é descartada, à recolha, reciclagem, novas matérias, design e produção de produtos, até chegar novamente ao consumidor”, foi o principal objetivo deste exercício de criação, explica a empresa em comunicado.
Segundo a mesma nota enviada à imprensa, a iniciativa pretendeu igualmente “sensibilizar os consumidores, criadores, marcas e indústrias” para os processos de recolha de embalagens, com o intuito de “aumentar os valores de reciclagem e explorar novas formas de reciclar as embalagens, de maneira criativa e atrativa”.
Nas palavras de Ingrid Falcão, responsável pela área de sustentabilidade da Tetra Pak Ibéria, citado em comunicado, “esta parceria procura ser mais um caminho para que a comunidade entenda a sua responsabilidade individual na economia circular. Consideramos o envolvimento dos jovens uma mais-valia, já que também eles têm uma palavra a dizer sobre o futuro que enquanto sociedade desejamos construir”.
Os trabalhos finais e um vídeo sobre o processo de criação podem ser visualizados na página online da campanha.