Oito elementos da “Cutelarias de Santa Catarina e Benedita” marcam presença este fim de semana no III Encontro Mundial das Capitais da Cutelaria, em Espanha.
Entre os próximos dias 10 e 12, é possível encontrar na Feira Internacional de Cutelaria de Albacete a IVO Cutelarias, Nicul, Curel Cutelarias, Socutel, Lombo do Ferreiro, Ciol, JERO e ICEL, numa iniciativa apoiada pelas juntas de freguesia da Benedita (Alcobaça) e de Santa Catarina (Caldas da Rainha) e pela AIRO- Associação Empresarial da Região Oeste.
Com 600 postos de trabalho ativos, o cluster da cutelaria produzida em Caldas da Rainha e Alcobaça é o “quinto maior do setor a nível europeu” e representa um volume de negócios de “35 milhões de euros anuais, dos quais 30 milhões são provenientes de exportações”, indica a Câmara Municipal de Alcobaça em comunicado.
A marca “Cutelarias de Santa Catarina e Benedita” pauta-se por uma “arte ancestral, passada de pais para filhos, que soube adaptar-se e fazer uso das mais modernas técnicas e tecnologias”, acrescenta a autarquia.