É mais uma viagem ao passado em forma de festa a que está a ser preparada para os dias 11 e 12 de junho: “Leiria há 100” anos está de regresso para recriar a história da cidade há um século atrás, numa produção que vai envolver centenas de figurantes.
Durante dois dias, o centro de Leiria anima-se com música, jogos tradicionais e infantis, gastronomia servida em casas de pasto e tabernas, artesãos e mercadores, comércio tradicional, mercado, exposição e quinta de animais.
A “viagem” à Leiria de 1922 tem como objetivo dar a conhecer a história do concelho, recriando os acontecimentos da época, e decorre no Largo do Papa Paulo VI, Jardim Luís de Camões, Largo Goa, Damão e Diu (Fonte Luminosa), Praça Rodrigues Lobo e Largo 5 de Outubro, e conta com organização do município de Leiria e da Associação de Folclore da Região de Leiria – Alta Estremadura.
Entre os participantes contam-se 17 ranchos folclóricos e 11 grupos de teatro, além de grupos de animação lúdico-pedagógica. Um dos pontos altos da programação é o concerto “Leiria e as suas gentes”, pela Sociedade Filarmónica Senhor dos Aflitos, do Soutocico, no sábado, dia 11, à 21h30, junto à Praça Rodrigues Lobo.
“Leiria Há 100 Anos” decorre entre as 14 horas e a meia noite de sábado e as 13 horas e as 20 horas de domingo.