O bispo emérito da diocese de Leiria-Fátima, cardeal D. António Marto, foi condecorado na tarde deste sábado, dia 18, pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.
“Quem me conhece sabe que eu não procuro reconhecimentos nem louvores públicos. Mas devo dizer, com sinceridade, que aceito e me sinto honrado com a distinção que o senhor Presidente da República quis ter para com a minha pessoa” afirmou o cardeal.
O prelado, que foi feito cardeal em junho de 2018 pelo Papa Francisco, sublinhou que esta distinção sendo “pessoal não é individual”.
“Quem recebe esta distinção é antes de mais o Santuário de Fátima, que durante o centenário reafirmou a sua relevância e o seu peso quer para a Igreja em Portugal, quer para o mundo, quer para toda a humanidade pela atualidade da sua mensagem”, afirmou, dirigindo a distinção aos “seus responsáveis, colaboradores e, principalmente, aos peregrinos”.
“São eles, os peregrinos, que dão visibilidade e relevância a Fátima” enfatizou incluindo na partilha desta condecoração igualmente a “diocese de Leiria-Fátima”, que serviu de 2006 até 2022.