A primeira “Marcha do Orgulho LGBTQ+” da cidade das Caldas da Rainha acontece este domingo.
O objetivo da iniciativa, aponta a organização, passa por assegurar um “futuro seguro e digno”. A luta por “direitos e condições de vida que permitem vidas dignas e seguras” e por “locais de ensino que permitam a todas as pessoas jovens sentir a segurança e a plenitude”, são algumas das reivindicações da marcha.
O fim de “currículos de educação sexual binários e heteronormativos” e a promoção de “um ensino antirracista, responsável, múltiplo, para todas as pessoas”, acrescentam-se às reivindicações.
“A luta não vai parar enquanto não pudermos viver vidas seguras, dignas, respeitadas no nosso município ou em qualquer terra”, aponta um manifesto tornado público pelos promotores da iniciativa.
No documento são criticadas as autoridades locais pela falta de ação, na área dos direitos LGBTQ+: “Desde 1976 que o município das Caldas é governado por governos de direita. Nestes 46 anos, petrificou-se uma política de inação no que diz respeito aos direitos LGBTQI+. Não chega”.
A primeira “Marcha do Orgulho LGBTQ+” da cidade das Caldas da Rainha está programada para arrancar às 16h30 deste domingo, dia 26, no Skatepark da cidade.