O projeto de reabilitação do Paço dos Condes de Ourém, da autoria do arquiteto João Mendes Ribeiro, venceu o prémio de opinião, na categoria “Interiorismo” (design de interiores), dos prémios FAD de Arquitetura e Interiorismo 2022.
Os prémios FAD de Arquitetura e Interiorismo são promovidos pelo Fomento de las Artes y del Diseño (FAD) desde 1958 e distinguem as melhores obras de arquitetura ibérica todos os anos. Na edição deste ano foram apresentadas 434 obras.
Segundo o júri do prémio, a reabilitação do Paço dos Condes de Ourém, realizada pelo também docente do Departamento de Arquitetura (DARQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), “é uma obra de grande sensibilidade. A reconstrução das paredes originais fornece as pistas para a intervenção horizontal e, no entanto, João Mendes Ribeiro não segue o espaço original: dá opções, oferece uma solução flexível, permitindo alternativas futuras. Os espaços expositivos mostram a mesma atitude: a opção, a intervenção potencial”.
Já no início do mês, o monumento recebeu uma menção honrosa na categoria Melhor Reabilitação com Área Inferior a 1.000 m2, no Prémio Nacional de Reabilitação Urbana.
A intervenção promovida pelo município de Ourém no conjuto do Paço dos Condes, inaugurada no verão de 2021, contemplou a requalificação dos edificados, a construção de dois passadiços, a implementação de um espaço museológico, entre outros trabalhos de conservação e restauro, no valor de 2,1 milhões de euros, verba financiada em 1,67 milhões de euros pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
Monumento nacional desde 1910, o conjunto patrimonial faz parte da vila medieval de Ourém, resultando a presente intervenção de um protocolo de cooperação celebrado entre a Fundação da Casa de Bragança (proprietária do monumento) e o município de Ourém (responsável pela gestão).