Descobrir “O crime do Padre Amaro” nas ruas de Leiria é o primeiro desafio lançado pelo novo ciclo de Roteiros Literários de Leiria, que estão de regresso a partir deste mês, prolongando-se até novembro.
A partir do romance de Eça de Queiroz os participantes vão percorrer o centro histórico de Leiria, onde moram muitas referências utilizadas no livro pelo escritor, que se inspirou nos espaços e na realidade da cidade durante o tempo em que foi administrador do concelho, entre 1870 e 1871.
O programa desta nova edição dos Roteiros Literários foi anunciado hoje e inclui percursos dedicados a cinco escritores e um encenador.
Afonso Lopes Vieira, Francisco Rodrigues Lobo e Acácio de Paiva, naturais de Leiria, mas também Eça de Queirós e Miguel Torga, que viveram na cidade, estão em destaque nos roteiros que vão acontecer mensalmente até novembro.
A novidade relativamente a anteriores edições é a inclusão da rota dedicada a Miguel Franco (1918-1988), que encerra o programa, em novembro, revelando locais relacionados com a vida e obra do ator, encenador e dramaturgo nascido em Leiria.
Os percursos urbanos propostos têm como mote a obra literária e a vida dos autores, tendo sido pensados pela bibliotecária municipal Ângela Pereira. Durante as rotas haverá momentos dramatizados pelo ator e também escritor Fernando José Rodrigues.
Estão ainda agendados roteiros dedicados a Acácio de Paiva (30 de julho), Miguel Torga (27 de agosto), Francisco Rodrigues Lobo (24 de setembro), Afonso Lopes Vieira (15 de outubro) e Miguel Franco (12 de novembro).
A participação é gratuita e aberta ao público em geral. Para o primeiro percurso, de dia 25 (com início às 10h30, na Praça Rodrigues Lobo), dedicado a Eça de Queiroz, os interessados podem inscrever-se em https://forms.office.com/r/6wYXmVDLMP.