O Politécnico de Leiria volta a disponibilizar 1.915 vagas distribuídas por 51 cursos de licenciatura na primeira fase de concurso nacional de acesso ao ensino superior, que arranca na próxima segunda-feira, dia 25 de julho.
O total de vagas, que se mantém inalterado pelo menos desde 2018, reporta-se aos cursos ministrados nas cinco escolas da instituição, em regime diurno, pós-laboral e à distância.
Segundo os dados avançados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, existem apenas algumas diferenças face ao ano anterior, nomeadamente no que toca à designação de dois cursos. O de Design de Ambientes, ministrado da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD.CR), assume nova denominação a partir deste ano letivo passando a designar-se Design de Espaços, e o curso de Biologia Marinha e Biotecnologia da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), deixa cair a vertente da Biotecnologia concentrando-se apenas na Biologia Marinha.
Em relação ao ano passado e no que respeita à distribuição das vagas, as alterações são pouco significativas, registando-se apenas mais seis vagas no curso de Jogos Digitais e Multimédia (de 44 para 50) e mais duas em Engenharia Informática (de 100 para 102). Para equilibrar as contas, o curso de Engenharia Civil “perdeu” cinco vagas (de 25 para 20), e os de Engenharia Automóvel, Engenharia Mecânica e Gestão uma vaga cada.
No Politécnico de Leiria, o curso de licenciatura de Engenharia Informática, da ESTG, continua a ser o que disponibiliza maior número de vagas (102 no total), enquanto Engenharia Mecânica (regime pós-laboral) e Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (regime pós-laboral) são os cursos com menos vagas abertas (15 cada).
Quanto às notas dos últimos colocados na primeira fase do ano passado, verifica-se uma subida em quase todos os cursos, com destaque para os de Design Industrial, que regista um aumento de 2,59 valores, seguindo-se Design de Produto – Cerâmica e Vidro (com mais 1,81 valores), Artes Plásticas (com mais 1,57), e Biomecânica (mais 1,43).
As notas apenas desceram em Marketing Turístico (menos 1,21 valores), Gestão Turística e Hoteleira (menos 1,01), Engenharia Automóvel (menos 0,54 valores); Engenharia Informática – pós-laboral (menos 0,52), e Gestão de Eventos (menos 0,25).
Já a nível nacional, os candidatos ao ensino superior podem concorrer a 53.640 vagas, a que acrescem 721 destinadas aos concursos locais, num total de 54.361, o que corresponde a mais 1.398 vagas do que no ano passado.
O prazo de candidatura à primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público decorre entre 25 de julho e 8 de agosto, devendo a candidatura ser apresentada através do sistema online, no sítio da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) na Internet. Para acesso ao sistema de candidatura, os candidatos podem utilizar a autenticação com o cartão de cidadão ou chave móvel digital.
Vagas de acesso ao ensino superior nas cinco escolas do Politécnico de Leiria