Melhorar as condições no cuidado de cidadãos necessitados é o mote do projeto “Leiria Cuida”, que a Câmara de Leiria aprovou na reunião de executivo na passada terça-feira, dia 12.
Segundo a vereadora do Desenvolvimento Social, Ana Valentim, citada em comunicado, “os cuidadores informais enfrentam no seu dia a dia enormes desafios, quer do ponto de vista físico, quer psicológico, principalmente para os cuidadores de idosos, que nalgumas situações podem evoluir para um quadro de depressão e sobrecarga.”.
Com esta realidade em mente, “Leiria Cuida” pretende realizar ações individuais de formação e capacitação para os cuidadores informais, de forma a potenciar a qualidade de vida dos utentes e promover “competências pessoais, intelectuais e técnicas do cuidador”, melhorando também a sua “estabilidade emocional” e “minimizando sentimentos de isolamento e solidão”, avança a autarquia na nota de imprensa.
O projeto prevê a realização de sessões personalizadas ao domicílio, com uma intervenção multidisciplinar, nas áreas da psicomotricidade, fisioterapia, psicologia, terapia da fala, entre outras. A iniciativa irá ser levada a cabo em articulação com as juntas de freguesia do concelho.
De acordo com a autarquia, o município de Leiria conta atualmente com 60 cuidadores informais registados. Mas o projeto “Leiria Cuida” pretende chegar a todos os cuidadores, independentemente do estatuto.
Esta iniciativa surge no ano em que Leiria recebe o Encontro Anual de Cuidadores Informais, que acontece a 5 de novembro.