A cantora Carolina Deslandes e a banda Amor Electro são cabeças de cartaz das Festas do Concelho de Ansião, em agosto, que incluem uma exposição de atividades económicas, o Cortejo Alegórico do Povo e um convívio de emigrantes.
A Câmara de Ansião adianta, numa nota de imprensa, que as Festas do Concelho estão de regresso de 11 a 14 de agosto, com uma programação que contempla “os habituais momentos culturais e desportivos e a tão esperada Expo Ansião Coração de Sicó, como espaço de mostra e promoção do empreendedorismo e das tradições do concelho”.
“Será uma edição especial com a realização, na tarde do dia 13, do Cortejo Alegórico do Povo, este ano a comemorar os seus 60 anos, com a participação de associações e coletividades do concelho, que voltarão a apresentar da forma mais genuína as tradições e os costumes das terras e das gentes de Ansião”, refere a autarquia.
O município destaca, como uma das novidades este ano, o primeiro convívio da comunidade emigrante, na noite do dia 11, “como forma de dar as boas-vindas aos ansianenses espalhados pelo mundo que visitam a sua terra natal nesta altura do ano”.
Este convívio decorre na Mata Municipal e vai ser “animado por tocadores de concertinas e cantares à desgarrada, ao sabor de uma sardinhada”.
A sessão solene de abertura das Festas do Concelho realiza-se no dia 12, pelas 18 horas, “seguindo-se a abertura oficial da Expo Ansião Coração de Sicó, que contará com cerca de 80 ‘stands’ demonstrativos das atividades económicas de produtores e artesãos da região das Terras de Sicó, do movimento associativo, das juntas de freguesia e de outras instituições do concelho”.
O programa inclui atividades específicas para crianças, como o Espaço Aventura, na Mata Municipal, e o Festival Os Meus Mergulhos, na piscina municipal.
A Feira dos Poceiros, no Mercado Municipal, com mostra de cestaria, e a iniciativa “Folclore e Tradição”, com vários grupos etnográficos locais e nacionais, são outras das propostas das Festas do Concelho.
Além das atuações de Carolina Deslandes (no dia 12) e Amor Electro (dia 13), ao palco sobem também a banda SóRitmo, as bandas filarmónicas do concelho, a Orquestra Ligeira de Ansião e o grupo Chef Duro & Seus Adversários.
Já o Centro Cultural abre também as suas portas, onde o Teatro Olimpo apresenta “Sou apenas um ator de televisão”, estando igualmente previstos passeios a cavalo e provas de saltos, futsal, ténis de praia e passeio motard.
À agência Lusa, a vereadora Cristina Bernardino realçou hoje o convívio da comunidade emigrante, que “é chamada a participar”, num momento inovador na programação, assim como a Expo Ansião, “uma oportunidade para as pessoas verem o que é feito” no concelho.
Cristina Bernardino destacou ainda o Cortejo Alegórico do Povo, que “não acontece todos os anos”, no qual “as coletividades recriam tradições, usos e costumes”.