D. Afonso II e D. Urraca de Castela casam e Óbidos festeja a boda. A história diz que em 1208 a notícia não foi exatamente assim, mas o enlace inspira, bons séculos mais tarde, 11 dias de celebração no Mercado Medieval de Óbidos.
Motivo: a vila foi prenda de casamento para D. Urraca, a primeira donatária de Óbidos. A partir de hoje, quinta-feira, 21 de julho, uma das principais produções da vila regressa com o tema “Festas, romarias e peregrinações” e centenas de figurantes, atores, músicos e atividades.
Há muito por onde escolher, ver e participar, mas um dos destaques são os torneios medievais, onde vai decidir-se que casa senhorial vai defender o reino e a rainha.
Na Cerca do Castelo há desde o Cortejo de Penitentes aos Arrabaldes da Vergonha, passando por acampamentos, espetáculos, palestras, tabernas e tascos. Cruzando recriação com recreação, será possível, por exemplo, dançar músicas antigas e ajudar a construir o busto gigante de D. Urraca, com 2,7 metros e cerca de três toneladas.
Programa e outras informações disponíveis em mercadomedievalobidos.pt.