A diocese de Leiria-Fátima acaba de disponibilizar uma página na Internet dedicada à Comissão para a Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis (CPMAV), que pode ser acedida através do endereço cpmav.leiria-fatima.pt.
“Trata-se de um microsite com a informação mais importante sobre este organismo diocesano” e destacam-se, “como é natural, os contactos da comissão que, apesar de já serem do conhecimento público desde que foi criada, agora encontram-se mais acessíveis”, refere a diocese.
“Embora a página só agora tenha sido criada, a CPMAV foi instituída pelo bispo D. António Marto no dia 20 de dezembro de 2019. Já a tomada de posse das pessoas que a integram, aconteceu no mês seguinte”, explica em comunicado divulgado esta terça-feira, dia 19.
De acordo com o regulamento, esta comissão pretende “promover ações de formação e sensibilização junto das pessoas, acolher, escutar e encaminhar as denúncias de abuso sexual cometido em âmbito eclesiástico sobre menores e outras pessoas vulneráveis”.
Pretende ainda, segundo a diocese, “acompanhar todas as pessoas envolvidas, tanto no processo de abuso como na sua denúncia, de modo especial os que se encontram na situação de vítimas”.