Na próxima semana, 29 jovens da Diocese de Leiria-Fátima vão estar em Santiago de Compostela, a participar na Peregrinação Europeia de Jovens (PEJ), com dezenas de outros jovens portugueses, oriundos de outras dioceses.
A Peregrinação Europeia de Jovens acontece em Santiago de Compostela em todos os anos jacobeus, em que o dia de São Tiago se celebra ao domingo. Segundo informação partilhada pela Diocese, este ano, essa data não coincide com um domingo, mas “é um ano jacobeu prolongado devido à pandemia”.
Além de Leiria, jovens das dioceses de Coimbra, Portalegre-Castelo Branco, Porto e Santarém e do movimento Juventude Doroteia vão participar no encontro europeu, entre os dias 3 e 7 de agosto.
Hoje, dia 29, 44 dos jovens portugueses vão percorrer o caminho até Santiago a pé, a partir de Ribadavia (Espanha), percorrendo 130 km da rota Miñoto-Ribeiro, até 3 de agosto.
O convite que a Conferência Episcopal Espanhola fez aos jovens portugueses surge como um desafio para a preparação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023. “Este encontro europeu, que acontece exatamente um ano antes do encontro mundial de jovens em Lisboa, espera ser um incentivo para a JMJ e um desbloqueador de entusiasmo de todos os jovens europeus”, refere a Diocese de Leiria-Fátima.