O Rallye Vidreiro Centro de Portugal Marinha Grande 2022 pode não realizar-se este ano no formato habitual, devido à falta dos habituais apoios à realização da prova promovida pelo Clube Automóvel da Marinha Grande.
A direção do clube informou na sexta-feira, dia 29, que, “face à impossibilidade de encontrar, entre os parceiros institucionais habitualmente envolvidos, as condições mínimas indispensáveis à realização do evento, tornou-se obrigatória a alteração ao seu formato original”.
Informa ainda, em comunicado, que “a oitava prova do Campeonato de Portugal de Ralis, continua a ser projetada para a data original de 7 e 8 de outubro de 2022, em local a anunciar brevemente”.
Entretanto, a câmara municipal recebeu, naquele dia, “a comunicação da desistência da candidatura” do clube “ao apoio à realização” do rali, uma situação que “lamenta”.
“No âmbito do Regulamento Municipal de Apoio às Instituições de Cultura, Recreio e/ou Desporto, foi aprovada a atribuição de 38.945,28€ ao Clube Automóvel da Marinha Grande”, refere, em comunicado, o município.
No entanto, “dada a relevância da prova e a perspetiva de se realizar um trabalho intermunicipal, tornando a iniciativa num evento da região, [o município] criou condições para potenciar o impacto do mesmo com a Festa do Rally, introduzindo a componente cultural, de animação e do apoio logístico, o que totaliza um investimento superior a 73.000 euros”, adianta o comunicado.
A autarquia recorda, por outro lado, que, “após auscultação pública, o regulamento foi aprovado por unanimidade e é o documento que estabelece as regras dos apoios a conceder pelo município às associações de natureza cultural, recreativa e/ou desportiva”.
Mas, “dada a importância que o executivo atribui a esta prova de automobilismo para o concelho, nas várias reuniões realizadas com elementos do Clube Automóvel, mostrou total disponibilidade para apoiar o evento, tomando, inclusive, a iniciativa de envolver o Turismo do Centro”, conclui o comunicado.