Parece que foi noutra vida, mas Amadeu de Oliveira ainda se lembra de tocar no palco do Teatro José Lúcio da Silva, quando vinha à cidade, décadas atrás. “Era presidente Afonso Lemos Proença e nem havia o Teatro Miguel Franco”. Passaram muitos anos, o pianista divorciou-se da ligação que o fez conhecer Leiria, mas ficaram as boas memórias. Foram elas que, em 2017, o fizeram estabelecer-se e criar por cá um centro de ensino dedicado ao piano, o PianoCenter. Em 2019 o projeto estendeu-se à guitarra, com Hélder Ferreira em GdeGuitarra. E, além de Leiria, as aulas estenderam-se já à Marinha Grande e a Casal dos Claros.
“Comecei devagarinho, do nada. Neste momento tenho um lote de alunos muito interessante. O objetivo não é a quantidade, mas a qualidade”, explica ao REGIÃO DE LEIRIA Amadeu de Oliveira, que mantém ligações a França, onde integra uma associação de produção de espetáculos.
Por cá, PianoCenter e GdeGuitarra têm 27 alunos, “dos 8 aos 40 anos”. Numa cidade com muita oferta no ensino da música, o projeto de Amadeu de Oliveira “não quer fazer concorrência a ninguém”.
“Quero fazer um caminho específico”, que se distinga “pelo sistema de ensino”. Em que sentido? “Mais do que em Leiria, o sistema português está degradado e cada vez pior. O que produz é muitos diplomas mas, depois [os alunos] sentam-se ao piano e… não sai”.
Falta prática no ensino, aponta o professor e pianista, e por isso nas suas aulas “tem de se tocar” diz, com pragmatismo. “Tenho essa possibilidade: aluno que não funciona, não vale a pena perder tempo. Isto não é um viveiro de alunos, não é para fazer dinheiro, só. Não é esse o objetivo. É preciso ter vocação e capacidade de trabalho”, sublinha.
O resultado desse caminho de PianoCenter e GdeGuitarra é apresentado sábado, no sarau de fim de ano. “Queremos mostrar trabalho e dar a entender aos alunos que, se não tivermos uma experiência com quem está acima de nós e para lá de nós, não evoluímos”.
Entretanto, o professor prepara já com a sua equipa o próximo passo. “Queremos concretizar uma associação para bifurcar [os projetos] entre a escola e a produção de espetáculos”, antecipa Amadeu de Oliveira.
3º Sarau de Encerramento do Ano Letivo
Este sábado acontece o 3º Sarau de Encerramento do Ano Letivo do PianoCenter e GdeGuitarra. O espetáculo deste 30 de julho (21h30) é no Teatro Miguel Franco onde, além dos alunos dos vários núcleos do PianoCenter e GdeGuitarra, atua o Coro do Casal dos Claros/Coucinheira e a pianista ucraniana Yuliia Kompaniiets, com a filha Uliana Lyman, violinista de 9 anos, ambas refugiadas em Portugal. Também o DiAma, que junta o pianista Amadeu de Oliveira e a saxofonista Diana Catarino, fará uma participação especial.