Os estudantes estrangeiros – hoje 1.633, de 76 nacionalidades – que frequentem o Politécnico de Leiria passam a ter “um apoio complementar de proximidade”, após a inauguração, esta quinta-feira, dia 21, do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM).
A secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues, preside à cerimónia de inauguração das instalações, que decorre pelas 12h00 no auditório dos serviços centrais da instituição de ensino.
A cerimónia inclui a assinatura do protocolo de cooperação entre o Politécnico de Leiria e o Alto Comissariado para as Migrações.
“Face ao número crescente de estudantes internacionais, o CLAIM vem contribuir para a promoção da integração na comunidade de todos aqueles que pretendem estudar, investigar ou trabalhar no Politécnico de Leiria”, refere.
Os CLAIM são gabinetes de acolhimento, informação e apoio que têm como missão facilitar o processo de acolhimento e integração de pessoas migrantes, em articulação com as estruturas locais e promovendo a interculturalidade a nível local.
Estes serviços prestam apoio e informação geral em diversas áreas: regularização, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, retorno voluntário, trabalho, saúde, educação, entre outras questões do quotidiano.
Os CLAIM resultam de parcerias estabelecidas entre o Alto Comissariado as Migrações e autarquias, instituições de ensino superior ou entidades da sociedade civil que, em cooperação, promovem um atendimento integrado.