Chama-se “InBfusion – soluções tecnológicas para a saúde: escova de dentes vitalícia” o projeto vencedor da 18.ª edição do Concurso Regional do Poliempreende, que irá reprentar o Politécnico de Leiria (IPLeiria) na final nacional do concurso, a decorrer em setembro, em Beja.
Tatiana Padrão, Sara Guerreiro e Carolina Ferreira idealizaram uma tecnologia inovadora para desenvolver uma escova de dentes vitalícia a partir da utilização de materiais sustentáveis.
Segundo as autoras do projeto, “a substituição da escova de dentes deve ser realizada a cada três meses”, o que, “tendo em conta a população de Portugal, resultaria no desperdício de cerca de 41 milhões de escovas anualmente”. Entendem, por outro lado, que os problemas de saúde oral constituem “uma grave ameaça com um elevado impacto socioeconómico em milhares de pessoas em todo o mundo”.
Para minimizar o impacto destes dois fatores que projetaram “um mecanismo de funcionamento que auxilia a escovagem manual sem a necessidade de utilização de carregadores ou baterias” e a incorporação de “filamentos revolucionários capazes de combater vírus, bactérias, fungos e melhorar o esmalte”.
“Aliado ao seu design premium, permitirá transformar uma das maiores fontes bacterianas de uma casa numa peça única, esteticamente atrativa e funcional, enquadrando-se em harmonia com o lar. Com a subscrição do plano para recarga dos filamentos inteligentes e biodegradáveis, o utilizador poderá investir na sua saúde, poupar no orçamento e melhorar a sua rotina e bem-estar”, explicam, citadas na mesma nota de imprensa, as autoras do projeto, distinguido com um prémio monetário de 2.000 euros.
Em segundo lugar, ficou classificado o projeto “TASKTool”, que se traduz no desenvolvimento de uma aplicação móvel destinada a crianças/jovens com Perturbação do Espectro do Autismo, compatível com sistemas operativos de smartphone e/ou smartwatch, com o objetivo de “auxiliar na gestão de tarefas diárias, na gestão da rotina, na integração de novas tarefas em constante contacto com os cuidadores”.
“Da pesquisa realizada verificou-se que, apesar de existirem no mercado APPs de planeamento semanal, estas não possibilitam a introdução de alterações à rotina realizadas a partir de outro dispositivo. Desta forma, este produto assume-se como inovador, uma vez que as alterações de rotina constituem um fator de destabilização que podem resultar em momentos de desregulação nas crianças e jovens com Perturbação do Espectro do Autismo”, explicam Bruna Costa, Mariana Santos, Sara Correia, Ana Mafalda Silva, Inês Isabel Lopes e Andreia Salvador, promotoras do projeto apostado na promoção da inclusão destas crianças e jovens. O prémio atribuído é de 1.500 euros.
O projeto “SFC – Sustainable Food Consulting”, submetido por Filipa Pinto, Wilson Fernandes, Sónia Barroso, Cármen Elias, Sílvia Lourenço e Maria Manuel Gil venceu por sua vez o terceiro prémio, no valor de 1.000 euros. A ideia passa por desenvolver uma empresa que forneça uma solução integrada, modelo “chave na mão”, para “introdução de novos produtos alimentares com caráter inovador do ponto de vista nutricional e que respeitem critérios de sustentabilidade”.
“A empresa terá um impacto social e económico positivo, pois irá contribuir para a criação de postos de trabalho e a fixação de mão de obra qualificada, mas também poderá revitalizar mercados, assim como valorizar recursos pouco explorados”, explicam os autores do SFC.
O júri da fase regional do Poliempreende foi constituído por Ana Sargento, vice-presidente do IPLeiria, Eduarda Fernandes, representante do IPLeiria no Conselho de Administração da Startup Leiria, Hugo Venâncio, CEO da REATIA, Miguel Silvestre, diretor executivo da Obitec, entidade gestora do Parque Tecnológico de Óbidos, e Nuno Martinho, representante do IPLeiria no Conselho de Administração da OPEN – Oportunidades Específicas de Negócios.
O Poliempreende apresenta-se como “o maior projeto em rede de instituições de ensino superior politécnico, que pretende fomentar a cultura empreendedora e a criação de novas empresas, assim como a promoção da criatividade e de ideias inovadoras, valorizando o conhecimento”.
A iniciativa enquadra-se no projeto Link Me Up – 1000 Ideias, que é cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Social Europeu.
António disse:
Escova de dentes vitalícia, mas que idéia genial. Agora, a escova de dentes já pode ser passada de pai para filho, como herança familiar. Muito bom, como é que nunca ninguém se lembrou disto!?