O Ano Internacional do Vidro, que se assinala em 2022, vai inspirar a 14.ª edição do concurso de ourivesaria, organizado pela Associação Portuguesa da Indústria de Ourivesaria, com o apoio do Município da Marinha Grande.
O concurso tem como objetivo distinguir pela criatividade, inovação e design peças de joalharia e ourivesaria originais, podendo os interessados concorrer até 15 de setembro.
De acordo com o regulamento, o concurso está aberto a todos os associados e profissionais do sector, estudantes e formandos de cursos de ourivesaria, mediante apresentação de documento que o comprove. São aceites até um máximo de três peças por participante, contando cada peça como uma candidatura.
As peças submetidas ao concurso poderão englobar todo o tipo de matéria-prima havendo a obrigatoriedade de ter uma componente de um metal nobre.
O evento conta ainda com o apoio institucional da Associação dos Industriais do Vidro de Embalagem e com os parceiros Ourivesaria Sarmento e a JoiaPro (revista especializada do sector).
Mais informações podem ser obtidas na página online da Câmara Municipal da Marinha Grande.
O ano de 2022 foi declarado o Ano Internacional do Vidro pelas Nações Unidas. O objetivo é promover a importância tecnológica, científica, cultural e económica deste material, considerado puro e 100% reciclável.