O ciclista que “cedeu” o seu lugar no pódio, trocando-o com o terceiro classificado, no Circuito de Ciclismo da Moita, viu o cartão branco, mostrado no final da prova pelo autarca, líder do município da Marinha Grande.
Tudo se passou na última segunda-feira. Segundo a Câmara da Marinha Grande, o presidente da autarquia, Aurélio Ferreira, “atribuiu o cartão branco ao atleta António Carvalho, pela sua demonstração de fair-play ao abdicar do segundo lugar a favor do ciclista que tinha sido classificado em terceiro”.
Os ciclistas cruzaram a meta em simultâneo, mas não foi dessa forma que a situação foi encarada pelo atleta da Glassdrive/Q8/Anicolor, António Carvalho que “trocou o seu segundo lugar no pódio pelo terceiro, com o atleta da equipa LA Aluminios-Credibom-MarcosCar, Rodrigo Caixas”.
Esta atitude motivou a amostragem do cartão branco por parte do presidente da Câmara e da vereadora do Desporto da autarquia da cidade vidreira, no final do Circuito da Moita, um dos mais antigos de Portugal.
A prova teve 75 quilómetros, realizados em 25 voltas, contando com 33 atletas de equipas nacionais de elite e sub-23. O evento contou com o apoio da Câmara da Marinha Grande.
O cartão branco foi criado para reconhecer condutas eticamente corretas no âmbito desportivo.
Nota: Notícia corrigida às 15h42, no que se refere à data da prova, inicialmente identificada como tendo ocorrido no domingo.