A viagens da Virgem Peregrina de Fátima nos últimos 75 anos estão no centro de uma visita temática à exposição “Rostos de Fátima: fisionomias de uma paisagem espiritual”, no dia sete de setembro, orientada pela investigadora Sónia Vazão.
Esta é a penúltima visita temática à exposição, orientada pela Investigadora do Departamento de Estudos do Santuário, sobre o tema “Virgem Peregrina, Rosto de Fátima no mundo” e a análise das diferentes viagens Imagem desde 1947.
O tema integra o primeiro núcleo da exposição e está relacionado com um dos objetos expostos: um mapa de 1954 que assinala as viagens da Virgem Peregrina pelo mundo. A génese deste percurso remete para o ano de 1945, quando um pároco de Berlim propôs que uma imagem de Nossa Senhora de Fátima percorresse as capitais e cidades episcopais da Europa, até à fronteira da Rússia.
A ideia foi retomada em abril de 1946, por um representante do Luxemburgo no Conselho Internacional da Juventude Católica Feminina, e no ano seguinte teve início a primeira viagem.
Depois de mais de meio século de peregrinação, em que a Imagem visitou 64 países dos vários continentes, alguns deles por diversas vezes, a Reitoria do Santuário de Fátima entendeu que a primeira Imagem Peregrina não deveria sair mais, a não ser por alguma circunstância extraordinária.
A fim de dar resposta aos pedidos provenientes de todo o mundo, foram, entretanto, feitas 13 réplicas da primeira Imagem Peregrina.
A visita, que tem entrada livre, inicia-se às 21h15 na Galilé dos Apóstolos, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade e prossegue com uma visita à exposição.
A mostra estará patente até 15 de outubro de 2022, no Convivium de Santo Agostinho, piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, e poderá ser visitada gratuitamente, todos os dias, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.