O programa “Eco-Escolas”, da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), deu a conhecer esta sexta-feira, dia 19, os estabelecimentos de ensino galardoados com a Bandeira Verde Eco-Escolas.
A nível nacional, 2.045 estabelecimentos de ensino inscreveram-se no programa, das quais 126 são da região de Leiria.
O programa pretende encorajar o desenvolvimento de atividades, “visando a melhoria do desempenho ambiental das escolas, contribuindo para a alteração de comportamentos e do impacto das preocupações ambientais nas diferentes gerações, reconhecendo e premiando o trabalho por elas desenvolvido”, no ano letivo de 2021/2022.
No distrito de Leiria, 118 escolas candidataram-se, das quais 70 foram galardoadas. Os concelhos de Pombal, Leiria e Caldas da Rainha são os que estão representados por mais escolas, sendo que dos 27 estabelecimentos inscritos em Pombal, 26 conseguiram obter a bandeira.
Em Leiria, das 23 escolas concorrentes, duas dezenas foram premiadas com a bandeira Eco-Escolas. Em 2020/2021 tinham sido 18 os estabelecimentos de ensino galardoados.
Já Caldas da Rainha, tem 11 escolas premiadas em 17 candidaturas entregues.
Das candidaturas entregues nos concelhos de Alcobaça, Nazaré, Alvaiázere e Marinha Grande, todos os processos ainda se encontram em análise, tal como nos oito estabelecimentos de ensino pertencentes ao concelho de Ourém.