O projeto “Museu na Aldeia”, desenvolvido pela SAMP – Sociedade Artística e Musical dos Pousos, é um dos dois candidatos portugueses aos Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra 2022, na vertente “Escolha do Público”.
O “Museu na Aldeia” concorre na categoria de “Sensibilização e Envolvimento dos Cidadãos”, enquanto o Convento dos Capuchos, em Sintra, é candidato ao favoritismo do público no que toca à “Conservação e Reutilização Adaptativa”.
A votação está a decorrer online até 11 de setembro, devendo os utilizadores escolher, por ordem de preferência, três projetos entre as três dezenas de nomeados e que foram vencedores dos prémios europeus do património cultural. Nessa vertente, o projeto de Leiria alcançou o reconhecimento do júri pelo trabalho colaborativo de valorização do património cultural e das tradições, que os intervenientes dos 26 municípios da Rede Cultura desenvolveram junto das comunidades de idosos.
Em nota de imprensa, a SAMP salienta que “é a primeira vez que Portugal é representado por um projeto leiriense no âmbito destes prémios, na categoria Sensibilização e Envolvimento dos Cidadãos”.
“Museu na Aldeia” permitiu a comunhão entre museus e aldeias dos municípios da Rede Cultura: 13 museus emprestaram peças a comunidades isoladas; depois discutiu-se e produziram-se obras de arte com habitantes maiores de 65 anos; finalmente, as criações foram apresentadas nos museus.