O projeto “Museu na Aldeia” sabe amanhã, segunda-feira, 26 de setembro, se é distinguido no Grande Prémio e/ou no “Prémio Escolha do Público” dos Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra.
Promovido pela SAMP, “Museu na Aldeia” foi a primeira iniciativa de Leiria alguma vez nomeada para estes prémios que distinguem ideias para a valorização e promoção do património cultural europeu. “Museu na Aldeia” foi mesmo já premiado, em junho, na categoria “Sensibilização e Envolvimento dos Cidadãos”, distinção que é entregue também nesta segunda-feira.
Após desse anúncio, durante um mês, os 30 selecionados – onde também se integra outro projeto português, o Convento dos Capuchos, em Sintra -, foram votados para o “Prémio Escolha do Público”. Em causa está também o “Grande Prémio”, atribuir pelo júri. Ambos os resultados são conhecidos amanhã.
A cerimónia de entrega de prémios está marcada para amanhã, na Ópera Estatal de Praga, na República Checa. A sessão conta com a participação de Mariya Gabriel, Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude.
O evento está integrado na Cimeira do Património Cultural Europeu 2022, a realizar de 25 a 27 de setembro em Praga, na República Checa. O início é às 19 horas e pode ser seguido online aqui.
“Museu na Aldeia” envolveu os 26 municípios da Rede Cultura 2027, cruzando museus de 13 concelhos com comunidades de aldeias dos restantes 13 num exercício de descoberta, intercâmbio, convívio, partilha e criação.