Uma descarga ilegal de efluentes pecuários para uma linha de água, afluente do rio Lena, no lugar de Casal da Amieira, concelho da Batalha, foi detetada na passada sexta-feira, pela GNR.
O caso foi verificado no decurso de uma ação de fiscalização, por elementos Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Leiria, tendo os militares apurado que a descarga provinha de uma exploração pecuária.
A GNR adianta em comunicado ter sido elaborado um auto de contraordenação por descarga de águas residuais para a linha de água, sem autorização da entidade competente para o efeito, que remeteu para a Agência Portuguesa do Ambiente. O valor da coima pode ascender a 240 mil euros, informa.
Na mesma nota, a GNR afirma estar “fortemente empenhada no sentido de sensibilizar e zelar pelo cumprimento das disposições legais e regulamentares referentes à conservação e proteção da natureza e do ambiente”, nomeadamente no que toca aos recursos hídricos.
O Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), que “tem como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais” e funciona em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas, pode ser contactado através da Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520).