A 2º Marcha pelos Direitos LGBTQIA+ de Leiria acontece este domingo, com início às 15h30 na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) de Leiria.
Organizado pelas associações estudantis da ESTG, ESSLei e ESECS, Collippo, grupo local de Leiria da Amnistia Internacional e Movimento LGBTI Leiria, o evento “Leiria, Marcha!” irá percorrer o centro da cidade para terminar no jardim da Almuinha Grande, junto à escultura Futuro, e onde será apresentado o manifesto.
Segundo explicam os promotores, a iniciativa simboliza a evolução social da população leiriense e visa combater a homofobia, a transfobia e o discurso de ódio, numa marcha lenta, pelas ruas da cidade de Leiria, à semelhança do que aconteceu em 2 de outubro de 2021, reunindo centenas de participantes.
“Leiria, Marcha!” apresenta-se como uma “marcha pacífica e ativista” que visa contribuir para a visibilidade, inclusão, aceitação e empatia pelas pessoas não binárias, lésbicas, gays, bisexuais, trans, intersexo, assexuais, pansexuais, queer, entre outras, e que luta contra todas as formas de discriminação.
“Marcharemos juntas, juntos e juntes por uma Leiria mais visível, justa, interseccional e diversa! Leiria vai marchar!”, refere o Movimento LGBTI Leiria em nota de imprensa.
A segunda marcha pelos direitos LGBTQIA+ de Leiria tem como missão “promover a inclusão de toda a comunidade e reivindicar a ação destas pessoas, enquanto importantes membros da sociedade”.
Pretende “dar voz a todas, todos e a todes aqueles que durante muito tempo não tiveram o apoio, o reconhecimento e a liberdade de expressão na nossa cidade de Leiria”, acrescenta.
Para acompanhar a iniciativa e obter mais informações, pode consultar as páginas de Facebook e de Instagram do “Leiria, Marcha!”.
Andre disse:
Juntes?
Tristeza…