Os trabalhos de requalificação paisagística no parque da encosta do Castelo começam na próxima semana, anunciou o município de Leiria.
A intervenção está orçada em 1,265 milhões de euros e vai abranger o espaço verde, a Fonte do Pocinho e a reabilitação das edificações municipais do antigo horto municipal.
Segundo informação da Câmara de Leiria, está prevista a criação de pequenos percursos na encosta, que vão ligar diversos pontos de interesse, além da criação de zonas de estadia e de circulação. A intenção é preparar aquela zona natural da cidade para “passeio, estadia e atividade física”, procurando desenvolver a “consciencialização ambiental”, com “pontos de informação por sinalética ou monitores”.
O plano previsto visa “consolidar o caráter do local e de todo o conjunto a intervencionar”, além de “valorizar a azinhaga e a Fonte do Pocinho”, procurando estabilizar a zona e “minimizar as alterações do relevo e da vegetação, com soluções que permitam aos espaços uma evolução sustentada”.
As obras vão durar dez meses e compreendem a recuperação dos edifícios de apoio à horta comunitária para criação de sanitários e um café. Acrescenta o município que a disposição dos talhões será reorganizada e o sistema de rega reformulado.
Os utilizadores daqueles talhões que queiram continuar a utilizar esse serviço comunitário serão encaminhados para um espaço junto à horta comunitária na Quinta da Gordalina durante o período de intervenção, refere a nota divulgada.