Ontem, quarta-feira, o secretário de Estado da Educação, António Leite, esteve em Leiria, a participar no XIII Fórum Educação. Na próxima segunda-feira, dia 12, o governante estará em Pombal e quatro dias depois em Ansião.
O secretário de Estado da Educação, António Leite, e o Presidente do Conselho Nacional de Educação, Domingos Fernandes, vão participar na sessão de abertura das Jornadas de Educação que o Município de Pombal vai realizar, sob o tema “Crescer com Sentido|s|”.
A iniciativa visa assinalar o início do novo ano letivo, convidando investigadores, especialistas, docentes e não docentes, técnicos e encarregados de educação, para debater os desafios da educação contemporânea.
“Crescer com sentido, valorizando percursos e desenvolvendo recursos que façam a diferença no futuro das novas gerações, em parceria e proximidade, só é possível se estivermos abertos a novas abordagens e metodologias, se promovermos conjuntamente ações diferenciadoras, propícias ao desenvolvimento do bem-estar em diferentes domínios, seguindo juntos e colaborando em rede, com as escolas – que terão também a oportunidade de apresentar as suas boas práticas no dia 12 de setembro – e com toda a comunidade”, refere a Câmara de Pombal em nota de imprensa.
Os interessados em participar deverão submeter a sua inscrição até ao dia 8 de setembro, através do link https://forms.gle/9QCifA7MV4zAe27X9.
Já em Ansião, serão levadas a cabo um conjunto de iniciativas de valorização da escola e da educação e da formação ministrada no concelho.
No dia 16, o secretário de Estado da Educação, António de Oliveira Leite, estará no município para acompanhar algumas cerimónias que marcam o arranque do ano letivo, bem como os 50 anos da criação da Escola Preparatória do Dr. Pascoal José de Mello.
Está ainda prevista uma visita à Escola Tecnológica e Profissional de Sicó e a sua participação na cerimónia do “Dia do Diploma” do Agrupamento de Escolas de Ansião, que decorrerá no Centro Cultural a partir das 19 horas.
As atividades dos Dias Municipais da Educação, em Ansião, contemplam os momentos de receção aos alunos e encarregados de educação, um convívio entre pessoal docente e não docente, sessões formativas destinadas a pais e encarregados de educação e a docentes e não docentes, como “Prevenção de Riscos na Utilização de Redes Sociais” e “Primeiros Socorros Pediátricos”.
O encerramento da iniciativa ocorrerá no dia 17 de outubro com a comemoração do 31.º aniversário da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó, que integrará a cerimónia de entrega de diplomas e prémios de mérito escolar.
XXX
Dedicado ao tema Escola – Comunidade de Aprendizagem, o XIII Fórum Educação de Leiria, teve lugar ontem, quarta-feira, num momento que marca o arranque do ano letivo.
Para o secretário de Estado da Educação, a abertura de mais um ano letivo é o assinalar de um recomeço e reencontro, defendendo também que a escola deve ter as portas abertas a todos e a todas.
Na sessão de abertura, o presidente da Câmara de Leiria Gonçalo Lopes referiu “a importância da criação de condições físicas atrativas e potenciadoras de um trabalho profícuo por parte dos educadores e professores”, destacando o trabalho em desenvolvimento no âmbito do reordenamento do parque escolar, com a conclusão do Centro Escolar de Marrazes, dando destaque para “o enorme desafio que constituiu a transferência de competências na área da educação, que se encontra num processo de consolidação”.
Gonçalo Lopes apresentou ainda, de forma resumida, o trabalho que está a ser desenvolvido na área da educação e com o qual se pretende “continuar a afirmar Leiria como um concelho educador, inclusivo, integrador e multicultural”.