Uma bio-refinaria instalada em Alvaiázere está apostada em assegurar um milhão de euros em investimento, com recurso a crowdlendig, prática que se traduz no empréstimo de fundos a empresas através de plataformas digitais.
A Goparity, plataforma de crowlending, anunciou estar em curso a campanha que pretende canalizar um milhão de euros de investimento para a Bio Green Woods, bio-refinaria instalada em Alvaiázere.
A unidade entrou em funcionamento em maio mas ainda não está concluída. A empresa, que trabalha na fileira da madeira, apresenta-se como a primeira fábrica europeia de bio-refinação de biomassa.
Ácido acético, furfural, acetato de metilo e vinagre de madeira. Este são alguns dos subprodutos que a Bio Green Woods, empresa instalada em Alvaiázere, planeia conseguir na sua nova unidade, num investimento total de 17,5 milhões de euros.
Na prática, a empresa recolhe a biomassa e transforma-a em produtos “com aplicabilidade em distintas indústrias, tais como farmacêutica, alimentar, agrícola, cosmética e detergência”, explica nota da Goparity, a plataforma de investimento partilhado que esta quinta-feira anunciou ter já canalizado 650 mil euros para este investimento.
Em concreto, a Bio Green Woods aponta para uma produção anual de “8.000 toneladas de carvão vegetal e briquetes e 50 toneladas de óleo de eucalipto, entre outros produtos”.
As verbas recolhidas nas campanhas com a plataforma Goparity, “têm como destino a conclusão da construção e aquisição dos equipamentos para a bio-refinaria, permitindo produzir os subprodutos líquidos”, refere a da plataforma.
Até ao momento, “já foram angariados 650.000 euros entre os mais de 25 mil membros da comunidade da Goparity em seis campanhas de crowdlending”. Atualmente, decorre nova campanha “com o objectivo angariar mais 75.000 euros”, reforça a Goparity, que se declara uma “plataforma de finanças com impacto”.