Leiria conseguiu um lugar entre os dez mais bem classificados municípios portugueses na edição deste ano do Galardão Bandeira Verde ECOXXI, com um desempenho de 80% na sua candidatura.
“Classificada entre os 10 melhores municípios do país, Leiria destacou-se nos indicadores – água segura e qualidade dos serviços de águas, cooperação com a sociedade civil para o ambiente e desenvolvimento sustentável, educação ambiental, alterações climáticas, e também, cidadania, governança e participação”, anuncia da autarquia de Leiria.
A cerimónia em que foram anunciados os municípios distinguidos com o galardão que premeia as autarquias mais sustentáveis, decorreu ontem, quinta-feira, dia 27, em Ermesinde.
Na região, Leiria não está só nas distinções. Para já, é já conhecido que também a Nazaré assegurou um resultado positivo na edição de 2022, uma vez que “obteve a sua melhor classificação de sempre” e que se traduz na 11ª posição, a nível nacional.
Orlando Rodrigues, vereador da Câmara da Nazaré com o pelouro do Ambiente, citado em nota de imprensa da autarquia, afirma que “o município, que recebe este prémio de forma consecutiva desde 2019, tem vindo a melhorar a sua classificação, aproximando-se do top 10 nacional”.
O Programa ECOXXI, desenvolvido pela Foundation for Environmental Education e pela Associação da Bandeira Azul, visa reconhecer o esforço desenvolvido na implementação de medidas no sentido da sustentabilidade, com ênfase na educação, qualidade ambiental, território e desenvolvimento social.
Este ano, candidataram-se 59 municípios.