O Parque Verde de Leiria foi inaugurado na tarde deste sábado, dia 1, numa cerimónia que atraiu muitas famílias, mostrando que o novo espaço verde é direcionado para o convívio intergeracional.
Constituído por oito hectares de mancha verde, o novo parque localizado na zona de Porto Moniz, perto da A19, contempla ainda clareiras para utilização desportiva e recreativa, equipamento infantil, assim como zona de merendas.
Segundo o autarca de Leiria, Gonçalo Lopes, este parque “acrescenta oito hectares de qualidade de vida ao concelho de Leiria” e está integrado numa “estratégia muito ambiciosa de construção de um futuro mais sustentável” na cidade.
Durante a inauguração do espaço, Gonçalo Lopes aproveitou ainda para dar conta de alguns projetos que a autarquia se encontra a desenvolver na área ambiental, nomeadamente o alargamento do percurso Polis, a concretização do projeto Aquapolis na Barosa e a requalificação da encosta do castelo.
“No município de Leiria estamos profundamente empenhados na elevação do patamar de sustentabilidade do nosso território e muito em breve vamos apresentar um plano de ação, valorização e sustentabilidade ambiental do concelho, precisamente com o propósito de darmos passos efetivos no caminho da descarbonização e de tornarmos o nosso território mais resiliente face aos riscos inerentes às alterações climáticas”, anunciou.
O autarca mostrou-se empenhado na “afirmação do concelho como um território sustentável, de reduzida pegada ecológica”, um desafio em que pretende envolver toda a população, tal como as entidades públicas e privadas, lê-se em comunicado.
A abertura do parque ficou ainda marcada por atividades culturais, lúdicas e desportivas, que englobaram apresentações do Projeto Community, do Ginásio Clube Acrotumbs de Leiria, da Escola de Ginástica Formação Acrobática e da Escola de Dança Staccato.
Mas a inauguração não fica por aqui. O parque verde recebe hoje às 21h30 um concerto de Rodrigo Leão com a Orquestra Sinfonietta de Lisboa, Sónia Tavares (vocalista da banda The Gift) e o Coro do Orfeão de Leiria.
A animação no novo parque estende-se a domingo, dia 2, com o espetáculo “Rockquiem – Requiem para o Século XXI” interpretado por músicos de Leiria dirigidos por Alberto Roque.